A Culpa é das Estrelas (em inglês: The Fault in Our Stars) é o quarto romance de John Green, publicado em jaeiro de 2012.
A história é narrada por uma paciente com câncer de 16 anos de idade, chamada Hazel, que é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio, onde posteriormente se encontra e se apaixona com Augustus Waters, de 17 anos, ex-jogador de basquete e amputado.
Em seu blog no tumblr, Green afirmou que "o título é inspirado em uma famosa cena da peça de Shakespeare: Júlio César (Ato 1, cena 2). O nobre Cassius diz a Brutus: "A culpa, caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados."
Fazia muito tempo que eu ouvia falar desse livro, mais demorou um pouco até que eu me rendesse a ele, acabou que antes de comprar decidi dar uma "olhadinha" nos primeiros capítulos na internet. Que primeiros capítulos que nada!! Depois do capitulo um, não consegui mais parar e li o livro todinho (mesmo já tendo comprado o meu exemplar), só para não ter que aguardar a entrega!
O Livro começa, e a cada paragrafo você fica em duvida se está triste ou feliz, isso porque Hazel Grace – Só Hazel, por favor! – A três anos que luta contra um câncer terminal que, apesar de estar encolhendo, não lhe dará mais que alguns anos de vida.
Apesar disso, a forma que a Hazel narra os acontecimentos, deixa tudo muito engraçado, já que ela vê as situações com os olhos e modos de uma adolescente. Outro ponto que contribui com muito humor para a narrativa, é ela ter aceitado seu destino (podem esperar por muito sarcasmo), e a única coisa que ainda a deixa preocupada, magoada e, também, culpada, é a forma como seus pais precisam encarar essa realidade. Além disto, a enorme chatice de ter que ficar sempre carregando um cilindro de oxigênio para todos os lados.
Ela e o Augustus Waters - Ou Gus - se conhecem em uma reunião do grupo de apoio para pessoas com câncer, que a Hazel costuma frequentar. Eles acabam tendo um amigo em comum, o Isaac que também frequenta esse grupo, ele, da mesma forma que os outros, tem sua própria historia de sofrimento com a doença. A partir desse ponto os três vão desenvolver uma ligação que garante ao leitor momentos tristes e reflexivos.
Além de começarem um romance super fofo, a Hazel e o Gus, vão desenvolver uma obsessão, que é o livro “Uma Aflição Imperial” e o seu autor, Peter Van Houten. Esse livro termina no meio de uma frase, deixando muitas questões em aberto, e isso, é algo que os dois não conseguem aceitar, principalmente a Hazel que é muito fã da historia. Os dois vão em busca das respostas sobre o final de cada personagem.
A Culpa é das Estrelas prendeu minha atenção com todas as suas reviravoltas, mais não apenas por esse motivo, o livro realmente faz por merecer seu lugar na minha estante, é completamente cativante e tem um final que surpreende, além de momentos que são inesquecíveis, cheios de pequenas verdades para guardar no coração.
Autor: John Green
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Achei a capa do livro linda, a diagramação é bem normal e não percebi erros de revisão. Super recomendo a leitura, considero o livro muito bom.
Confirmação do filme
Já foi confirmado o filme do livro, a adaptação cinematográfica será dirigida por Josh Boone (Stuck in Love) e produzida por Marty Bowen e Wyck Godfrey, a dupla responsável pela Saga Crepúsculo. O roteiro é de Scott Neustadter e Michael H. Weber, os mesmos que assinam (500) Dias Com Ela.
Aguardando ansiosamente o lançamento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário